Empoderamento Feminino

0
1033
Imagem ilustrativa

Faz alguns anos que morei em Laguna SC, lá cães de rua dominam os espaços, parece que quando o cão deixa de ser o mimo e se transforma em estorvo ele é abandonado, e lá se tornou infelizmente um lugar procurado para esse crime.

Os cães de rua que sobrevivem não são os mais fortes e bravos, mas sim os mais amistosos, amorosos e sociáveis, os grandes e fortes que usam de seu “ PODER” são rapidamente eliminados, não é o poder da força que fará alguém se sentir tocado a tirar o cão da rua e ou dar um prato de comida, de dar a ele seu real valor, um lar, uma familia, o poder está na doçura, no afeto, no amor.

Quando escuto essa palavra da moda “EMPODERAMENTO FEMININO” fico pensando quem deu início a essa onda e o que se entende por empoderamento feminino, alias é comum ver fotos de mulheres fortes e bravas fomentando o empoderamento.
Claro que ai me vem a mente os cães de rua fortes e bravos querendo seu poder e buscando esse poder, mas será que essa palavra é a mais assertiva? será necessário mesmo a mulher?, todos que estão lendo esse post nasceram de dentro da barriga de uma mulher, por enquanto as máquinas não fazem isso, mas esse poder da vida é da mulher; eu estou falando o poder da vida! quer poder maior que esse!
Agora não fica apenas nesse poder, em quase sua totalidade o poder de manter em pé uma família vem da mulher; “A mulher sábia edifica o lar, a tola destrói “ e isso não sou eu quem diz, é bíblico,
Você mulher que busca suas conquistas, que louvável o é, mas como é louvável também a consagração e manutenção da familia, de um lar feliz.
Sempre que estou em algum voo para minhas Palestras me deparo com uma legião de mulheres empoderadas, apressadas, cansadas, solitárias,muitas já adoecendo, buscando na jornada quíntupla de trabalho conciliar sua vida, familia, filhos, marido, amante, trabalho… tem que ter tempo para tudo, e se não couber no modelito 34?, como fazer?, e se o cansaço causou cegueira familiar?, e assim não pode ver os filhos crescerem, e ser a namorada eterna de seu marido…
Esse empoderamento que tanto se fala devia ser repensado, quem sabe parar de enfatizar o óbvio, que a mulher tem sim seu poder, mas utilizar para lembrar a ela que sim, ela é humana, mais frágil, tem ciclo hormonal, faz xixi sentada, tem vocação para ser mãe, tem codificação genética para cuidar da prole e da família e por mais que certas correntes queiram, homens fazem xixi em pé sim e as mulheres são diferentes sim e nunca serão iguais.

Mas esse PODER que só a mulher tem não se menciona, esse poder foi renegado, parece hoje em dia que falar que uma mulher é do lar, é algo pejorativo e não representa poder.
Em meu consultório como psiquiatra o que mais vi foram mulheres que tiveram que abdicar do EMPODERAMENTO DE SER MÃE, NAMORADA ETERNA, DO PODER DE CONSTRUIR UM LAR FELIZ, porque a sociedade fez um empoderamento de sua essência que é a de gerar filhos, cuidar dos filhos e zelar pelo bem mais precioso , a familia.

Não estou aqui preocupado com as críticas de uma ou outra feminista que possa mal interpretar o que estou querendo dizer, o que digo como médico psiquiatra é que as mulheres não estão tendo empoderamento, estão sim é perdendo o seu PODER, para dar lugar as multitarefas, a família destroçada, perdendo seu poder de acompanhar o crescimento de seu filho e de poder se sentir bela, inteligente, capaz e feliz com sua família.

Assim como os cães bravos e fortes que morrem devido ao seu empoderamento, hoje as mulheres que buscam esse empoderamento fazem o mesmo que os cães, morrem aos poucos pela falta de tempo, pela doenças que antes eram mais comuns nos homens.
E como se não bastasse, esse empoderamento também se alastrou para os defeitos dos homens, hoje as mulheres bebem tanto quanto ou mais que os homens, se drogam da mesma maneira, se estressam e muito com sua jornada de trabalho, e devido ao seu ciclo hormonal padecem mais cedo devido a todo essa carga de empoderamento que elas vem conquistando

Bom, lá em laguna os cães são abandonados quando se transformam em estorvo, e os bravos e fortes logo morrem, penso eu que com as mulheres empoderadas está acontecendo o mesmo, solitárias, soltas nas ruas pensando que se gritar e mostrar força receberão o que tanto anseiam, PODER, RESPEITO, AMOR, CARINHO..lembrando que a junção dessas palavras se chama FAMÍLIA.

Ah! os homens sim estão se empoderando de fato, estão vendo que ser pai não é só fazer o filho, e ajudar a criar o filho, que ter um lar não é só jogar a toalha na cama, é estender no varal depois de usar, que não é so se sentar a mesa e ser servido, que precisa também se apoderar da cozinha e de todos os cuidados de um lar feliz, que precisa sim falar de seus sentimentos e emoções,isso sim que é EMPODERAMENTO!

por Dr. Davi Vidigal

Palestras de Motivação • Mudança • Relacionamento

Contato para Palestras (todo o Brasil)
47 99705-8000

 

CURTA – COMPARTILHE – DEIXE SUA OPINIÃO ABAIXO